Seguidores

domingo, 3 de abril de 2011

Onde estás Senhor?

[Desculpem o post ser tão longo. Sei que por isso, alguns não irão ler! Seria bom que lessem, e melhor se comentassem! Se mostrassem que estão empenhados a debater sobre a actualidade! Mesmo que sejam de opinião contrária à minha! Esta é a minha opinião, é o que penso. Mas a Verdade é Deus, e para a alcançar tem de ser com a partilha! Temos de esquecer as fronteiras que nos separam e debater sobre as nossas ideias e opiniões (e se for caso disso, aceitar que afinal essa nossa opinião não estava correcta).]

Nos tempos de hoje assistimos a uma constante pergunta: "Onde está Deus no meio de tanta destruição?", talvez devido às recentes catástrofes naturais que abalaram ultimamente o nosso planeta. E lendo o Evangelho de hoje (Jo 9), é facilmente entendido o motivo por o qual tanto perguntam, é que cada vez há mais cegos neste mundo porque vêem com os olhos e não sentem com o coração, vêem o visível e não sentem o invisível.  

"Jesus declarou: «Eu vim a este mundo para proceder a um juízo: de modo que os que não vêem vejam, e os que vêem fiquem cegos.»" Jo 9, 39

 É triste, muito triste. Porque: "O pior cego é aquele que não quer ver!" Como se pode reclamar com o Pai por as suas vidas não serem perfeitas e não agradecer quando elas lhes correm bem?? Pior... quando têm sucesso e lhes dizem: "Graças a Deus tiveste sucesso!" alguns dizem com cara de ofendidos: "Graças a mim que me esforcei!" 

É triste... é triste, algumas pessoas só verem o que não devem e o essencial ficar omitido. Aliás, essas pessoas além de me fazerem entristecer, dão-me pena pelo seu egoísmo! Como podem não entender que se por vezes não “caíssem” durante a Vida não poderiam ser ajudados? Quem não gosta de ser ajudado? É o facto de nós sermos ajudados que nos faz ajudar os outros também, e assim sendo, amar! Quebrar as fronteiras do "desconhecido" e criar amizade... amor... 

Se fôssemos perfeitos ainda seríamos mais egoístas e ao não precisar de ninguém, não iríamos amar! A perfeição encontra-se no Amor. Sim, porque Deus é Amor. A perfeição encontra-se na união (quebra das barreiras/fronteiras). Há algum tempo atrás escrevi um texto que tem um pouco a ver com este tema:

(…) No mundo de hoje, acredita-se mais no que se vê e não no que se sente. Felizmente há pessoas a pensarem diferente e ainda vão semeando “tesouros” como a frase de Antoine de Saint-Exupéry na sua obra Principezinho: “O essencial é invisível aos olhos”. (…)  Então eu faço a pergunta que actualmente muitos fazem: Onde está Deus? Onde está Deus no meio de tanta miséria, guerra e destruição?
Mas também arrisco-me a dar uma resposta: Deus está em cada um de nós, sofrendo com o que sofre, aliviando as suas dores ao mesmo tempo que lhe sussurra a solução aos seus problemas, mas conseguiremos nós ouvir com tanto ruído? Conseguiremos nós ouvir alguém quando não lhe prestamos atenção? Deus também está a falar àqueles que podem ajudar quem sofre, mas será que neste mundo onde o “eu” vem primeiro do que o “tu” e do que o “ele” conseguimos ouvir Deus? Ou melhor, será que não ouvimos ou será que não queremos ouvir? Porque ajudar o nosso próximo nada mais é do que dobrar as suas alegrias e dividir as suas tristezas, falando e consolando-o e ouvindo e aconselhando-o. Mas isso custa-nos tempo, e infelizmente neste mundo regido pelo dinheiro até já o tempo é considerado dinheiro, (certamente já ouvirão alguma vez a expressão: “tempo é dinheiro”) pois a maioria dos homens quer todo o tempo para negociar, trabalhar e o principal disso tudo, lucrar com esses negócios e esses trabalhos. Felizmente a amizade (pelo menos a verdadeira amizade) não gera dinheiro, mas infelizmente poucos são aqueles que vêem isso. E dos poucos que vêem isso, uma grande parte esquece-se quando lhe é pedido para colocar em prática. Há alguns séculos achava-se impossível o homem alguma vez voar, mas actualmente já se provou que é possível! Como o ilustre Fernando Pessoa diz num dos seus poemas: “Deus quer, o homem sonha, a obra nasce”. Será que não valeria a pena sonhar com o retorno à fiel crença em Deus? Será que não valerá a pena escutar o que Deus tem para nos dizer? Ou será que continuaremos a tapar os ouvidos para não ouvirmos o que não queremos mas que sabemos que é o correcto? Podemos viver à margem de Deus e fingirmos que tudo permanece igual, mas iremos sempre nos sentirmos incompletos.
Termino este comentário com mais uma pergunta: para se receber um abraço é sempre preciso duas pessoas, aquele que dá e aquele que recebe, sendo esse abraço a vinda do Bem sobre o Homem e a erradicação do Mal, vamos deixar que Deus nos abrace?
Contínuo a fazer as mesmas perguntas... Vamos deixar que Deus nos ajude? Vamos parar de O magoar? Hoje, no cântico de entrada da Eucaristia, cantou-se o cântico: Deixa Deus entrar. Vamos deixá-lo entrar? Vamos acordar e deixar esta cegueira ser matéria do passado? 

Lembro-me de ter lido o seguinte pensamento: "A pior prisão é onde o Homem já não acredita, pois ele já não vive, limita-se a sobreviver." (Não sei bem se era por estas palavras, mas o sentido era este...)
Vamos acreditar? Vamos lutar por um mundo melhor... deixando, claro, que Deus nos acolha nos seus braços, pois só Ele nos dará a força suficiente.

Deixo-vos as perguntas que gostaria que meditassem sobre elas:
Conseguimos ouvir Deus no meio de tanto ruído?  
Conseguiremos nós ouvir alguém quando não lhe prestamos atenção? 
Deus também está a falar àqueles que podem ajudar quem sofre, mas será que neste mundo onde o “eu” vem primeiro do que o “tu” e do que o “ele” conseguimos ouvir Deus? 
Ou melhor, será que não ouvimos ou será que não queremos ouvir?
Vamos deixar que Deus nos abrace?
Vamos sonhar com o fim do egoísmo e deixar Deus entrar em nossa casa (coração)?
O cego do Evangelho de hoje curou-se porque aceitou a acção de Jesus sobre ele, vamos aceitar também? Vamos ser humildes?

Mais uma vez desculpem o post ser tão longo. Alguns tópicos estão repetitivos, mas não foi por desleixo, foi intencional! É fundamental dar ênfase a essas questões...

Sem comentários:

Enviar um comentário